CANAL A - Destaque

Tanzânia e Angola reforçam laços: Presidente Samia Suluhu já está em Luanda

todayAbril 7, 2025 29 2

Background
share close


A Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, chegou esta segunda-feira a Luanda para uma visita de Estado de 72 horas, a convite do homólogo angolano, João Lourenço.

A Chefe de Estado tanzaniana foi recebida no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro” pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, numa cerimónia que contou ainda com a presença de membros do governo dos dois países e representantes diplomáticos.

A visita ocorre num contexto de crescente aproximação entre Angola e Tanzânia, com os dois países a reforçarem nos últimos anos a cooperação em áreas estratégicas como energia, saúde, diplomacia e circulação de pessoas.

Em Fevereiro de 2023, durante a 42ª Sessão do Conselho Executivo da União Africana, foi assinado um memorando para a criação de uma Comissão Bilateral e um acordo entre instituições diplomáticas dos dois países. Já em Janeiro deste ano, na segunda sessão da Comissão Mista Bilateral em Zanzibar, foram firmados mais quatro memorandos de entendimento, incluindo nos setores de petróleo e gás, saúde e isenção de vistos.

No setor energético, a Tanzânia e Angola são parceiros em iniciativas regionais, como o Fundo de Financiamento de Infraestruturas de Transmissão Regional (RTIFF), lançado em Março de 2024, que visa desenvolver linhas de transmissão de alta voltagem no sul de África.

Ainda em Dezembro passado, a Tanzânia participou na cimeira do Corredor do Lobito, realizada em Benguela, que reuniu líderes de Angola, EUA, RDC e Zâmbia. O projeto ambiciona ligar o Atlântico ao Índico por via ferroviária, potenciando o comércio e a integração económica regional.

Durante a estadia em Angola, Samia Suluhu Hassan tem previstos encontros com autoridades angolanas, assinatura de novos acordos e visitas a instituições ligadas aos sectores prioritários da cooperação.

Editor: Carla Quipungo

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Condecorados com Medalhas dos 50 Anos da Independência devem proceder ao levantamento até 22 de Abril

A Comissão Interministerial para a Organização das Acções Comemorativas Alusivas ao 50.º Aniversário da Independência Nacional apela aos cidadãos condecorados — ou aos respetivos familiares — que não compareceram à cerimónia de entrega das medalhas, realizada no passado dia 4 de Abril, para contactarem a Comissão e procederem ao levantamento da condecoração até ao dia 22 de Abril do corrente ano. De acordo com a nota oficial, trata-se de uma […]

todayAbril 7, 2025 33 1

0%
donut_large