A Presidente da República Unida da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, inicia amanhã, segunda-feira, 07 de abril, uma visita de Estado de 72 horas à Angola, a convite do seu homólogo angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço.
A estadista tanzaniana deverá chegar a Luanda às 16 horas locais, sendo acolhida com honras protocolares na Sala de Estado do Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”.
Durante a sua estada no território angolano, a Chefe de Estado da Tanzânia irá cumprir um intenso programa de carácter político-diplomático, económico e cultural, com destaque visita ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde irá depositar uma Coroa de Flores em homenagem ao primeiro Presidente da República de Angola e assinar o respectivo Livro de Honra.
Está igualmente previsto um encontro com o mais alto mandatário da Nação angolana, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, na qual os dois Chefes de Estado irão centrar-se no aprofundamento das relações bilaterais entre Angola e a Tanzânia.
As relações político-diplomáticas entre os 2 países, foram formalmente estabelecidas em 1976, logo após a proclamação da independência de Angola.
A Tanzânia destacou-se como um dos países africanos que mais apoiou a luta de libertação nos PALOP, tendo acolhido e assistido movimentos de libertação angolanos em solo tanzaniano.
Esta relação histórica de solidariedade traduziu-se numa amizade duradoura, que tem vindo a ser consolidada ao longo das últimas décadas.
Ambos os países partilham uma visão comum sobre o desenvolvimento sustentável, a integração regional e a defesa do multilateralismo, cooperando activamente no seio da União Africana, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e de outras plataformas internacionais.