
O Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, prestou homenagem ao General de Exército reformado João Luís Neto “Xietu”, falecido recentemente em Luanda, vítima de doença.
Acompanhado da Primeira Dama, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado marcou presença no velório do histórico nacionalista, realizado no Quartel General do Exército, onde também decorreu a cerimónia de homenagem.
No local, João Lourenço depositou uma coroa de flores junto à urna do General Xietu, confortou os familiares e deixou palavras de reconhecimento no livro de condolências.
Na mensagem escrita, o Presidente destacou a importância do General Xietu na luta pela independência de Angola, recordando a sua adesão ao MPLA no final da década de 1960 e o seu papel nos preparativos do histórico 4 de Fevereiro, data que marcou o início da Luta Armada de Libertação Nacional.
João Luís Neto “Xietu” foi o primeiro Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e ascendeu ao mais alto posto militar, o de General de Exército, sendo distinguido ao longo da sua carreira com honrarias e medalhas de elevado valor.
“O General Xietu foi um dos mais valorosos nacionalistas e lutadores pela Independência e liberdade do povo angolano. A Pátria perde um dos seus melhores filhos”, escreveu João Lourenço, expressando os seus pêsames à família, amigos e companheiros de armas. Jornalista Nelson Pedro. Clique no áudio e ouça: