A urgência de acções concretas e a necessidade de colaboração entre governos, organizações e sector privado para enfrentar os desafios da nutrição a nível global, promovendo políticas eficazes para combater a malnutrição e garantir um futuro mais saudável para as próximas gerações são as recomendações saídas da Cimeira Internacional “Nutrição Para o Crescimento” que encerrou esta sexta-feira em Paris, França.
A cimeira de alto nível, juntou durante 2 dias líderes globais, especialistas e organizações para debater soluções inovadoras para a nutrição e segurança alimentar.
Angola esteve representada no evento pela Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o Secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária, Castro Paulino Camarada e pela Embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata.
Durante os trabalhos, a comitiva angolana reforçou o compromisso do executivo com a
segurança alimentar e nutricional e defendeu a necessidade de parcerias estratégicas para impulsionar o desenvolvimento sustentável no sector.
Durante dois dias, foram debatidos temas como nutrição e sustentabilidade, financiamento e inovação, igualdade de género e resiliência a crises.
Quanto a Aldeia de Soluções para a Nutrição, foram apresentadas iniciativas e tecnologias inovadoras para melhorar a alimentação e a segurança alimentar no mundo.
A cerimónia de abertura foi conduzida pelo Primeiro-Ministro francês, François Bayrou, que destacou a importância da cooperação internacional na luta contra a malnutrição e o fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis.