O encarregado de negócios da embaixada dos EUA vai visitar o Corredor do Lobito de 1 a 3 de Abril
O embaixador James Story deverá visitar “locais e projectos chave para destacar o apoio norte-americano à promoção da prosperidade através do desenvolvimento industrial, infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, cadeia de fornecimento de minerais críticos desminagem humanitária e actividade comercial no sector agrícola em todo o território angolano”, de acordo com um comunicado de imprensa.
Os Estados Unidos da América “reafirmam o seu compromisso com a segurança de Angola e com a nossa prosperidade mútua através do desenvolvimento liderado por investimentos e da desminagem ao longo do Corredor do Lobito”.
Segundo a nota da embaixada norte-americana, delegação será constituída por outros 17 embaixadores, bem como por altos funcionários angolanos e líderes empresariais, “sublinhando o forte apoio internacional ao desenvolvimento de Angola e a importância estratégica do Corredor do Lobito”.
Durante a visita, o embaixador Story e a delegação de embaixadores que o acompanha irão interagir com comunidades locais, especialistas em desminagem e funcionários do governo para enfatizar o impacto transformador destas iniciativas na vida das pessoas.
A visita inclui os futuros locais onde as pontes modulares de aço da empresa Acrow Bridge Corporation, sediada na Pensilvânia, irão melhorar as redes de transporte, reduzir o tempo de viagem e facilitar o comércio através da garantia de empréstimo aprovada pelo banco EXIM dos EUA no valor de 363 milhões de dólares.
A delegação vai passar também pelos futuros locais onde serão construídos silos de grãos da empresa Amer-Con, que irão apoiar as oportunidades económicas em todas as províncias de Angola.
Outros locais são o Parque Solar do Biópio, precursor do projecto SunAfrica de 2,5 mil milhões de dólares que irá construir mini-redes para fornecer electricidade às zonas rurais de Angola.
A equipa visitará em seguida a empresa Pensana, que recebeu 3,4 milhões de dólares em financiamento preliminar para estudos de viabilidade do DFC – a Corporação Financeira para o Desenvolvimento Internacional dos EUA – para o desenvolvimento de uma mina de terras raras e instalação de refinação ao longo do Corredor do Lobito, em Longonjo, Angola.
Finalmente, a delegação visitará o Terminal Mineral do Porto do Lobito.
“Os Estados Unidos estão comprometidos com uma Angola e uns Estados Unidos mais seguros, mais fortes e mais prósperos,” disse o Embaixador James Story, encarregado de negócios dos EUA em Angola e São Tomé e Príncipe.
“Ao remover minas terrestres e investir em infra-estruturas modernas, estamos não só a melhorar vidas, como também a lançar as bases para um crescimento económico sustentável. Esta parceria reflecte a nossa visão partilhada para um futuro onde todos os angolanos possam circular livremente e com segurança, com acesso a novas oportunidades, concluiu.
Esta visita antecede à Cimeira de Negócios EUA-África que será realizada em Luanda em Junho, destacando o crescimento das relações comerciais e de investimento bilaterais entre Angola e outros países do continente.
Além disso, “a visita serve como sinal para as empresas norte-americanas de que o Corredor do Lobito está “aberto para negócios”, sublinha a nota.
O DFC está a disponibilizar até 553 milhões de dólares à empresa Lobito Atlantic Railway, S.A. para melhorar, operar e manter o Caminho-de-Ferro do Lobito e o porto mineraleiro em Angola – reforçando os interesses estratégicos dos EUA ao garantir ligações logísticas vitais e evitar a dominação por concorrentes estratégicos.