CANAL A - Destaque

Delegação angolana visita o Panamá para reforço da cooperação bilateral

todayMarço 24, 2025 29

Background
share close


Uma delegação angolana, liderada pelo Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, encontra-se desde esta segunda-feira na cidade do Panamá para uma visita de cinco dias, com o objectivo de fortalecer a cooperação bilateral entre os dois países.

A agenda da delegação multissetorial inclui um encontro no Ministério das Relações Exteriores do Panamá, uma visita à Aldeia SOS para acompanhar menores angolanos sob proteção especial, além de reuniões na sede da PROPANAMÁ, instituição responsável pela atracção de investimentos e promoção de exportações no país.

A comitiva interministerial é composta por altos funcionários do governo, entre eles Felisberto dos Prazeres Martins, Director da Direcção América do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Sardinha Dias, Embaixador designado para a Embaixada de Angola em Cuba, Maria Filomena do Rosário Neto, Directora-Geral do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC), Maria Elisa de Jesus Gourgel, Directora Adjunta do Instituto Nacional da Criança (INAC), e Daniel Francisco, Superintendente-Chefe de Migração e Estrangeiros (SME).

A visita acontece no seguimento do Acordo Geral de Cooperação Científica, Técnica, Educativa e Cultural assinado no ano passado entre Angola e Panamá, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. O acordo estabelece as bases para o fortalecimento da cooperação técnica entre os dois países nos domínios científico, técnico, educativo e cultural, sendo válido por cinco anos e renovável automaticamente.

Editor: Carla Quipungo

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Analistas consideram que a mediação angolana no conflito entre o Ruanda e a RDC deixou uma boa base para a celebração de um acordo de paz definitivo

Analistas consideram que a mediação angolana no conflito entre o Rwanda e RDC deixou uma boa base para a celebração de um acordo de paz definitiva no futuro. O Presidente João Lourenço na qualidade de medianeiro designado pela união africana, conseguiu aproximar as partes em conflito e garantir vários entendimentos a nível ministerial. Clique no áudio abaixo e ouça a jornalista Sany Fuche:

todayMarço 24, 2025 602 1

0%
donut_large