A Primeira Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, foi eleita este sábado, 15 de fevereiro, como a Vice-Presidente da Organização das Primeiras Damas Africanas para o Desenvolvimento, para o mandato 2025-2027. A organização tem como presidente a Primeira Dama da Serra Leoa, Fátima Maada Bio.
A eleição decorreu durante a 29ª Assembleia Geral Ordinária da Organização das Primeiras Damas Africanas para o Desenvolvimento que decorre em Adis Abeba, Etiópia, desde ontem e encerra este domingo, 16 de fevereiro.
Segundo um comunicado proveniente do Gabinete da Primeira Dama de Angola, esta eleição reforça o compromisso do país com a promoção dos direitos das mulheres e o desenvolvimento do continente africano.
Para além da primeiras Damas de Angola e da Serra Leoa, compõem o Comité Directivo, as Primeiras Damas do Malawi, Kenia, Guine Equatorial, Congo, Nigéria e Etiópia.
No primeiro dia da Assembleia, foi aprovado o Plano Estratégico para o período 2025-2030, com particular destaque para a contribuição da Primeiras Damas, enquanto principais vectores de advocacia e de mobilização de recursos para a implementação dos projectos e programas da organização, com impacto nos seus respectivos países.
O evento, acontece à margem da 38ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, onde Angola assumiu este sábado, a Presidência Rotativa da União Africana.