A partir do dia 15 de janeiro de 2025, o pagamento da tarifa, a bordo dos autocarros, em dinheiro físico será gradualmente descontinuado nas principais rotas das províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Cabinda, Malanje e Huíla.
Eis as rotas ou carreiras:
Na província de Luanda, a medida abrangerá as rotas: Avenida Deolinda Rodrigues (Km 30 – 1º de Maio), a Avenida Fidel de Castro (início Via Expressa – Vila de Cacuaco) e a Estrada de Cacuaco (Vila de Cacuaco – São Paulo e Vila de Cacuaco-Baleizão);
Na província de Benguela, a obrigatoriedade cobre a rota Baía Farta-Benguela-Catumbela-Lobito;
Na Huíla, por sua vez, abrange à rota Estátua da Liberdade-Centralidade da Quilengues e Eiwa-Mercado do Mutundo;
Na província do Huambo, a medida cobrirá a rota Huambo-Caála.
Em Malanje, os viajantes não deverão usar dinheiro físico nas rotas Mercado da Catepa -Mercado da Chauande e Mercado da Catepa – Mercado de Cangandala;
Em Cabinda, nas rotas: Chilongo – Pioneiro zeca e Chilongo – Subantando.
A Empresa Nacional de Bilhética Integrada, informa ainda em nota que a Redacção On-line da RNA teve acesso, os utentes portadores do passe giramais devem proceder com o carregamento dos respectivos passes junto dos postos de atendimento fixos e móveis, distribuídos nas seis províncias de actuação, devendo para o efeito contactar os agentes Giramais, devidamente identificados. Em alternativa, os utentes poderão ainda usar os canais digitais disponíveis, nomeadamente, o Unitel Mobile Money.
E com objectivo de garantir maior facilidade e considerando a necessidade de promoção de um sistema de transporte inclusivo e acessível à todos, a ENBI informa que o valor mínimo, diário, de carregamento passar a ser Kz 600,00, contrariamente, aos Kz 1500,00 que vinha sendo
praticado.
Recentemente, a Empresa Nacional de Bilhética Integrada realizou uma campanha de emissão gratuita do passe giramais regular, denominada Campanha da Dipanda, em alusão ao 49º aniversario da independência nacional, que terminou no dia 31 de Dezembro de 2024, que teve como propósito permitir a adesão massiva dos cidadãos utentes dos transportes públicos rumo à modernização do sistema de transportes publico urbano de passageiros, por via da digitalização destes serviços.