O mundo assinala hoje, 17 de Novembro, o dia de combate do cancro da próstata, um dos mais comuns e que mais mata os homens.
Por cá, dados do instituto angolano do controlo do cancro indicam que semanalmente são diagnosticados 12 a 13 casos novos da doença.
O medico urologista, Apolíneo Paxi lamenta o facto de grande parte destes pacientes chegar ao hospital já com um quadro avançado da doença e praticamente sem chances de cura. Clique no áudio abaixo e ouça :
O medo de receber o diagnóstico de cancro da próstata e o tabu a volta da consulta de urologia faz com que muitos homens protelem a ida ao medico mesmo diante dos sintomas.
O médico Apolíneo Paxi reprova esta actitude e assegura que o diagnostico precoce ajuda a salvar vidas. Clique no áudio abaixo e ouça.
Em entrevista a RNA, o médico urologista do Instituto Angolano do Controlo do Cancro falou do leque de opções de tratamento que o país já possui com destaque para as cirurgias robóticas.
Apolíneo Paxi entende que o próximo passo é fazer com que estas opções de tratamento cheguem ao maior numero de unidades hospitalares do país. Clique no áudio abaixo e ouça :