Angola e a Rússia assinaram em Sochi, Federação Russa, um instrumento jurídico, no âmbito do reforço da cooperação bilateral.
Trata-se do Acordo de Cooperação no domínio das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, assinado entre o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social de Angola e o Ministério do Desenvolvimento Digital, Telecomunicações e Comunicação Social da Rússia.
O documento visa aumentar e consolidar a cooperação mutuamente vantajosa no domínio das telecomunicações e tecnologias de informação, em prol do desenvolvimento económico e social dos dois Estados.
O objectivo é contribuir para a realização dos programas e projectos conjuntos, para o desenvolvimento da esfera das telecomunicações e tecnologias de informação entre o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social da República de Angola e o Ministério do Desenvolvimento Digital, Telecomunicações e Comunicação Social da Federação Russa.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário assinou o documento pela parte angolana. A Rússia esteve representada por Serguei Lavrov, Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Assistiram ao acto, o Ministro das Relações Exteriores, Téte António, o Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos e o Secretário de Estado para a Indústria Militar, Afonso Carlos Neto.
A delegação angolana participa em Sochi na Primeira Conferência Ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África.
A conferência, que termina hoje, é o novo formato de diálogo criado pela Federação da Rússia para responder com maior eficiência às questões de desenvolvimento multidisciplinar nas relações Rússia-África e preparar melhor a Cimeira de 2026.