
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, destacou, este sábado, em Sochi, na Rússia, os projectos em curso do Executivo para desenvolver a digitalização pública e a transformação digital do país.
Mário Oliveira falava durante uma sessão temática sobre governação electrónica, realizada no Centro de Estudos Africanos de Sochi, inserido no programa das actividades da Primeira Conferência Ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África.
De acordo com o ministro, Mário Oliveira o governo angolano está a desenvolver o programa espacial nacional, a rede nacional de banda larga, a rede de vibra óptica terrestre, a trabalhar na adesão aos cabos submarinos internacionais e na aposta da expansão dos serviços digitais.
Por outro lado, esclareceu que as novas áreas de colaboração no sector marcam o diálogo com os Estados integrantes da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral, da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e as Nações Unidas.
Para o governante, que responde pelas Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social do país, a cooperação é uma ferramenta fundamental que impulsiona a modernização de tecnologia da informação e comunicação.