Angola vai acolher em 2025, o XVI Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa – APLOP, o maior evento portuário da lusofonia.
A decisão é resulto das conclusões do XV Congresso da APLOP, que encerrou nesta quinta-feira em Leixões – Portugal, sob o lema “Os três C’s da criação de valor no espaço da Lusofonia – Cooperação, Conectividade e Capacitação”.
Estiveram em alta nas discussões, a conectividade digital dos Portos, inteligência artificial no apoio ao controlo da navegação marítima, cybersegunça portuária e a descarbonização.
O Congresso destacou igualmente a importância do programa Global Gateway, iniciativa estratégica lançada em dezembro de 2021 pela Comissão Europeia e o Alto Representante da UE para promover ligações inteligentes, limpas e seguras a nível dos sectores digital, da energia e dos transportes e para reforçar os sistemas de saúde, educativos e de investigação em todo o mundo.
A luz deste evento enfatizou-se o Memorando de Entendimento entre a Administração dos Portos de Sines e Algarve e a Sociedade de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande, que visa fundamentalmente a conjugação de esforços para o desenvolvimento de corredores logísticos sustentáveis, verdes e digitais, onde Angola através do futuro Porto de Águas Profundas da Barra do Dande é tida como ponto estratégico no triângulo atlântico sul, que integram igualmente os portos de Sines, Portugal e do Pacém, Brasil.
O XV Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa, culminou com uma visita guiada ao Porto de Leixões, a maior infra-estrutura portuária da Região Norte de Portugal.
O Presidente do Porto de Sines e também Conselheiro da APLOP, José Luís Castro, viu com bons olhos a escolha de Angola como palco do XVI Congresso tendo reconhecido o empenho do país na cooperação dos países da CPLP e no desenvolvimento dos Portos.
Angola reforça o seu compromisso com o desenvolvimento dos portos da CPLP considerando a importância da digitalização, e cyber segurança. portuária e descarbonização para um sector marítimo e portuário mais moderno e sustentável.