O jornalista da Televisão Pública de Angola, Benjamim Manuel, sagrou-se vencedor do concurso Prémio Welwitschia de Jornalismo edição 2024.
Benjamim Manuel que concorreu com a peça sobre a “Pesca Ilegal com recurso a Boias”, retratou o impacto da pesca ilegal na costa pesqueira do Namibe.
Na categoria de Rádio, a reportagem do jornalista Elias Guito, sobre “o drama de crianças na rua”, obteve a melhor classificação.
As categorias de Imprensa e Fotojornalismo não registaram nenhum concorrente, e os trabalhos referentes a categoria especial implementa pelo Governo Provincial do Namibe que elegeria a melhor peça sobre o “combate a vandalização dos bens públicos” não foram classificados por não preencherem os requisitos exigidos para o concurso.
Ao intervir na cerimónia realizada na noite deste sábado, 26 de outubro, na estufa municipal de Moçâmedes, a Vice-Governadora provincial do Namibe em exercício, Ema da Silva, reafirmou o compromisso do governo em continuar a estimular a classe jornalística a desenvolver a criatividade e o rigor no exercício da actividade.
E o Governador Provincial do Namibe, Archer Mangueira, através de vídeo chamada, enalteceu e encorajou o trabalho que tem sido desenvolvido pelos jornalistas na promoção da imagem da província com o rigor e imparcialidade.
Concorreram na edição 2023/2024 do Prémio Welwitschia de jornalismo 7 jornalistas, sendo 5 da categoria de Rádio e 2 de televisão.
O Prémio Welwitschia de jornalismo é uma organização do Governo Provincial do Namibe que visa destacar o empenho dos profissionais da comunicação social.