CANAL A - Destaque

Tribunal Constitucional legaliza partido de Abel Chivukuvuku

todayOutubro 9, 2024 106

Background
share close


O PRA-JA Servir Angola anunciou hoje que recebeu o despacho de anotação do Tribunal Constitucional, permitindo ao projeto político de Abel Chivukuvuku transformar-se em partido político.

A decisão põe fim a um processo que se arrastava desde 2019, ano da apresentação do projeto, que acabou por ser rejeitado em 2020 pelo tribunal, obrigando a esperar quatro anos para nova tentativa de legalização.

Em setembro, a comissão instaladora do PRA-JA Servir Angola submeteu ao Tribunal Constitucional (TC) um novo processo de legalização, com 8.000 declarações de aceitação, mais 500 do que as exigidas por lei.

Este projeto foi apresentado à sociedade angolana em 2019, por Abel Chivukuvuku, que foi membro da UNITA, maior partido da oposição angolana, entre 1974 e 2012, altura em que assumiu a liderança da CASA-CE, uma coligação de partidos políticos que concorreu às eleições daquele mesmo ano, e na qual permaneceu até 2019.

O projeto político integra a Frente Patriótica Unida (FPU), uma plataforma criada nas eleições gerais de 2022, liderada pela União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), coordenada pelo líder deste maior partido da oposição angolana, Adalberto Costa Júnior, coadjuvado por Abel Chivukuvuku e pelo presidente do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes.

O PRA-JA Servir Angola é o segundo partido legalizado este ano, depois do Partido Iniciativa de Cidadania para o Desenvolvimento de Angola, passando o panorama político angolano a contar com 13 formações políticas.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Sonangol desmente burladores que insinuam lançamento de fundos de investimentos

A Sonangol vem a público desmentir categoricamente uma notícia posta a circular nas redes sociais, segundo a qual a petrolífera estatal, na pessoa do seu presidente, Gaspar Martins, teria anunciado a criação de um fundo de investimento para vários sectores de actividade, convidando os interessados a aderirem mediante pagamento, para supostamente colherem grandes proveitos financeiros. Numa nota a petrolífera escreve que na sua acção maliciosa, os marginais, que procuram claramente […]

todayOutubro 9, 2024 35

0%
donut_large