A temporada de 2024 dos prémios Nobel arrancou hoje com o anúncio do prémio na área da Medicina. Os galardoados foram Victor Ambros e Gary Ruvkun.
Os galardoados foram distinguidos pela descoberta do microRNA e pelo seu papel na regulação pós-transcricional dos genes.
Segundo a Assembleia do Nobel, a descoberta dos dois investigadores norte-americanos – de um princípio fundamental que rege a regulação da atividade genética – “está a revelar-se de importância fundamental para a forma como os organismos se desenvolvem e funcionam”.
Os prémios em causa prolongam-se até dia 14, quando será conhecido o de Ciências Económicas.
Ao longo da semana serão anunciados os vencedores dos galardões de Física (terça-feira), Química (quarta-feira), Literatura (quinta-feira) e Paz (sexta-feira).
Todas as categorias serão anunciadas na Suécia (em Solna e em Estocolmo), exceto o Nobel da Paz que, como habitualmente, será atribuído pelo Comité Nobel Norueguês e terá como cenário o Instituto Nobel Norueguês, em Oslo.
Os vencedores da edição deste ano dos prémios Nobel vão receber 11 milhões de coroas suecas (cerca de 968 mil euros). O galardão pode ser atribuído a um máximo de três laureados que partilham o montante do prémio.