O Presidente da República, João Lourenço, rendeu homenagem, este sábado, ao jornalista, conselheiro e escritor, Ismael Mateus, que faleceu , na passada terça-feira, num acidente de viação, em Luanda.
No comando do Exército, em Luanda onde foram velados os restos mortais do jornalista, o Chefe de Estado acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, depositou uma coroa de flores junto à urna e apresentou condolências à família enlutada.
No livro de condolências, o Presidente João Lourenço destacou a figura do antigo membro do Conselho da República, salientando que como jornalista, radialista e escritor de grande gabarito, Angola perde um intelectual que na sua acção interventora na vida pública soube aliar um elevado sentido crítico com civismo e respeito pelas instituições democráticas.
Para o Chefe de Estado, essa postura responsável é um exemplo para as gerações mais jovens que viam nele um mestre e um modelo a seguir.
“Com uma legião de seguidores e admiradores também como escritor a ficção, a prematura morte do cidadão Ismael Mateus empobrece o nosso jornalismo e a nossa cultura” lê-se no livro de condolências assinado pelo Presidente João Lourenço.
Renderam igualmente homenagem a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, membros e representantes de outros órgãos de soberania, amigos, familiares e colegas.