A Primeira Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, participou nesta sexta-feira do II Fórum dos Economistas da Associação Lusófona de Economia, ALECO na sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa UCCL, em Lisboa-Portugal.
Na ocasião, a Primeira Dama da República elogiou o Professor Américo Henriques Ramos dos Santos, a quem foi atribuído o título honorífico de Economista Emérito, pela sua relevante contribuição ao desenvolvimento das ciências econômicas a nível nacional e internacional.
Ana Dias Lourenço enfatizou a contribuição do Professor Américo dos Santos, com quem estabeleceu uma relação profissional sólida ao longo de muitos anos de trabalho e cooperação, no exercício da sua função como Ministra do Planeamento, de 1999 a 2012, cujo apoio circunscreveu-se à capacitação e reciclagem dos quadros angolanos, tendo a notoriedade intelectual daquele profissional se constituído em factor mobilizador e progresso alcançado em matéria de programação e gestão do investimento público.
Ana Dias Lourenço, realçou igualmente a valiosa contribuição para a edificação do Sistema Nacional do Planeamento, quer do ponto de vista instrumental e metodológico, como do ponto de vista do seu apetrechamento com técnicos com a capacidade que se impunha para a concepção de gestão do planeamento económico.
Com o apoio e coordenação técnica do Professor Américo Ramos dos Santos, Angola, no período compreendido entre 2003-2004, concebeu o seu primeiro instrumento de Planeamento Prospectivo Pós-Independência, a celebremente designada Estratégia de Longo Prazo “Angola 2025”, com o qual foi inaugurada uma nova era na História do Planeamento.
A elaboração da estratégia 2025, sublinhou, Ana Dias Lourenço, representou para si, um período relevante de dois anos de debate sobre as grandes questões económicas e sociais, tendo sido uma constante num país em que o processo de reconstrução, em geral, e, em particular, de reabilitação de infraestruturas básicas e essenciais à população era a prioridade num contexto económico e social que exigia de todos os angolanos, para além de parcimônia, escolhas públicas orientadas para a maximização da satisfação das necessidades.
A nível da CPLP, face a necessidade que se impunha em termos de alteração do sistema económico e a capacidade técnica requerida, Américo Dos Santos, concedeu acções de consultoria no domínio do planeamento económico e sectorial.
A cerimônia foi igualmente prestigiada com a Presença do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que considerou o momento jubiloso e inesquecível, tendo condecorado o homenageado, pelo seu distinto percurso profissional.
Ao referir-se a presença e homenagem proferida pela Primeira Dama, Dra Ana Dias Lourenço, realçou a sua relevância pelas palavras de gratidão dirigidas ao Dr Américo Ramos dos Santos, pelo apoio prestado à Angola, bem como sublinhou o seu brio enquanto profissional de economia, que naturalmente sacrifica ao país alguns dos talentos para cumprimento de um dever cívico.
O Fórum é uma actividade bienal, realizando-se de forma rotativa nos países da CPLP, com o objectivo de contribuir para o reforço da qualidade do ensino e da formação nas diferentes áreas e especialidades da ciência económica e valorização sos princípios e valores da ética, da exigência e da responsabilidade profissional.