C.Internacional - Destaque

Félix Tshisekedi pede sanções contra Ruanda na Assembleia Geral das Nações Unidas

todaySetembro 27, 2024 29

Background
share close

A RDC alega que as forças ruandesas têm estado envolvidas em agressões e crimes de guerra no leste do país. O processo da RDC foi instaurado um dia depois de o Presidente congolês, Félix Tshisekedi, ter pedido sanções contra o Ruanda na Assembleia Geral das Nações Unidas, alegando que este país apoia os rebeldes do M23 na região leste do país.

Na ação judicial, a RDC procura responsabilizar o Ruanda por violações do direito internacional e atrocidades cometidas contra civis e garantir reparações para as vítimas destes alegados crimes.

A ação judicial sublinha as tensões de longa data entre os dois países.

A equipa jurídica da RDC pediu ao tribunal que lhe fosse permitido apresentar novas provas e documentos traduzidos.

E em Julho, peritos da ONU estimaram que entre três mil a 4 mil elementos das forças governamentais do Ruanda estão destacados no leste do Congo ao lado do grupo rebelde M23, que tem feito grandes avanços no território congolês.

Editor: João Augusto

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

África do Sul constrói muro na fronteira com moçambique para travar imigração ilegal

Os primeiros 25 quilómetros de um muro de betão entre a África do Sul e Moçambique, para combater a criminalidade e a imigração ilegal, estarão concluídos no início do próximo ano, anunciaram hoje as autoridades sul-africanas. O responsável do Governo provincial de KwaZulu-Natal para a área dos Transportes e Assentamentos Humanos, Siboniso Duma, adiantou, em conferência de imprensa, que o projeto pretende instalar na totalidade 160 quilómetros de muro em […]

todaySetembro 27, 2024 45

0%
donut_large