O Presidente da república, João Lourenço, discursou, na terça-feira(24), na septuagésima nona Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que decorre em Nova Iorque, Estados Unidos da América. Durante o seu discurso, João Lourenço, afirmou a necessidade de se analisar as falhas e quê medida colectivas deve-se adoptar para tornar mais actuante e activa a intervenção das Nações Unidas. Clique no áudio e ouça:
O chefe de Estado angolano, apelou também a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e adequa – la a realidade do mundo. Segundo o Presidente da república, a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e das instituições financeiras internacionais saídas de Breton Woods afigura-se urgente e premente para dar voz aos países do sul global, nomeadamente a África, a América Latina, ao Médio Oriente e ao subcontinente Indiano. Clique no áudio e ouça:
João Lourenço, mostra – se preocupado com a apatia da comunidade internacional, face a guerra no Sudão. Neste sentido o Chefe de Estado, apela a ONU, a convergir os seus esforços e agir em coordenação com a União Africana, no sentido de se promover e se alcançar a paz duradoura. Clique no áudio e ouça: