A selecção nacional de sub-20 cumpre hoje, terça-feira, 24 de Setembro o segundo dia em terras moçambicanas, onde a partir desta sexta-feira (27), começa a competir em mais uma edição da Taça COSAFA da categoria. O grupo às ordens de Kito Ribeiro realizou o primeiro treino, a pensar no jogo com a Zâmbia, o primeiro adversário num grupo mutilado, em função da desistência do Madagáscar por problemas financeiros, uma situação que obriga o treinador a fazer outras contas. Segundo ele o pensamento passa por terminar em 1º no grupo ou entre os melhores segundos e assim garantir a qualificação para a fase final do CAN. Clique no áudio e ouça:
Areola, jovem guarda-redes do Petro de Luanda, capitão desta selecção nacional, falando em nome do grupo dá conta da grande pretensão que passa por conquistar o troféu desta competição. Clique no áudio e ouça:
Participarão da competição as selecções nacionais de Angola, Botswana, Comores, Eswatini, Lesoto, Malawi, Moçâmbique, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Zimbabwé. O Madagáscar por problemas financeiros mutila a competição que passa a contar com apenas 11 seleções, assim como as Ilhas Maurícias e as Seicheles que não se fazem presentes.
Os jogos da fase de grupos vão acontecer entre 26 de Setembro e 1 de Outubro, com as semi-finais a disputar-se dois dias depois. A final será jogada a 5 de Outubro.
A campeã Zâmbia é a recordista em títulos, já venceu a prova por 12 vezes, seguindo-se a África do Sul com 8, o Zimbabué com 6 e finalmente o Madagáscar e Moçambique com 1.