O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional de Angola, tomou conhecimento na quinta-feira (19) do corrente mês de um caso de agressão contra um oficial da Polícia Nacional , cujo o vídeo circula nas redes sociais.
No vídeo em referência, é possível ver efectivos da Polícia Nacional, numa abordagem inaceitável, violando os princípios da autuação policial, contra o oficial acima referenciado. Dada a gravidade dos factos, que atentam contra o regulamento disciplinar, o de couro e o bom nome da Polícia Nacional de Angola, foram tomadas as seguintes medidas:
1º foram suspensos das actividades laborais, o Comandante da Esquadra do Benfica, o Chefe do Policiamento de proximidade, assim, como, todos os envolvidos no facto.
2º Foi instaurado um processo de averiguação para aferir o grau de envolvimento de cada um dos efectivos no caso.
O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional de Angola, repudia veementemente e desencoraja o cometimento de actos do género, no seio dos efectivos, assim como, assegura a responsabilização disciplinar e criminal, dos implicados.
E sobre o assunto, o jurista Alex Neto, faz saber, que caso se comprove que o agente, tenha sido agredido pelos seus colegas, estes correm o risco de responder por crime de integridade física e ofensas contra o superior Hierárquico, que é um crime Militar. Clique no áudio e ouça:
E o psicopedagogo, Acílio Manuel, reprova a todos os níveis, a atitude dos efectivos da polícia, envolvidos no caso, e orienta que se olhe para vítima e se preste todo apoio necessário, quanto mais não seja porque os danos causados por esta agressão podem ser gravíssimos. Clique no áudio e ouça: