CANAL A - Destaque

Mpox. Testes de despistagem continuam a ser reduzidos na RDCongo

todaySetembro 15, 2024 45 1

Background
share close

O número de testes de despistagem do vírus mpox continua a ser reduzido na República Democrática do Congo (RDCongo), o país mais afetado pela epidemia, lamentou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A cobertura de testes na RDCongo continua a ser baixa, devido à capacidade limitada de testes”, afirmou a agência de saúde da ONU no último relatório sobre a situação divulgado no sábado.

“Devido ao acesso limitado a testes laboratoriais em áreas remotas, apenas cerca de 40% dos casos suspeitos foram testados em 2024 (em comparação com 9% em 2023) e, destes, cerca de 55% tiveram resultados positivos”, acrescentou a OMS.

Os três países que notificaram o maior número de casos suspeitos no ano até 08 de setembro foram a RDCongo, com mais de 21.000 casos e 700 mortes, seguida do Burundi (1.489 casos suspeitos, sem mortes) e da Nigéria (935 casos suspeitos, sem mortes).

Em 14 de agosto, a OMS declarou uma emergência internacional para o mpox.

Em termos de disponibilidade mundial de vacinas, a OMS afirmou que tinham sido prometidas mais de 3,6 milhões de doses, incluindo mais de 620.000 doses de vacina MVA-BN provenientes de países europeus, dos Estados Unidos e do fabricante Bavarian Nordic.

O Japão comprometeu-se a fornecer três milhões de doses da vacina LC16. Até à data, foram entregues 265.000 doses da vacina MVA-BN à RDCongo e 10.000 à Nigéria.

África registou 26.543 casos de mpox (5.731 confirmados) e 724 mortes pela doença, antes conhecida como varíola do macaco, desde o início do ano, informou o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC Africa) na quinta-feira.

O mpox pertence à mesma família de vírus que a varíola, mas provoca sintomas mais ligeiros como febre, arrepios e dores no corpo. As pessoas com casos mais graves podem desenvolver lesões no rosto, nas mãos, no peito e nos órgãos genitais.

A doença transmite-se sobretudo pelo contacto próximo com pessoas infetadas, incluindo por via sexual.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

RADIO 5 - Destaque

Mundial de Futsal. Angola perde na estreia

A selecção nacional de futsal perdeu hoje por 6-4 diante do Afeganistão na ronda inaugural do mundial que decorre no Uzbequistão. Os golos de Angola foram apontados por Adérito (2 ), tendo ainda beneficiado de dois autogolos na baliza afegã. A equipa nacional volta a jogar na quarta-feira, às 13h30, frente à Ucrânia.

todaySetembro 15, 2024 350 2

0%
donut_large