CANAL A - Destaque

Benin destaca papel de Angola pelo calar das armas no Leste da RDC

todaySetembro 10, 2024 55

Background
share close

Uma mensagem de João Lourenço, Presidente da República de Angola, dirigida ao seu homólogo da República do Benin, Patrice Talon, foi entregue esta segunda-feira, 9 de setembro, em Cotonou pelo Embaixador José Bamóquina Zau.

A mensagem cujo conteúdo não foi revelado, foi recebida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Oloushegun Bakary Adjadi, na sede da diplomacia beninense.

Durante a audiência, o ministro Oloushegun Bakary Adjadi, felicitou a liderança do Presidente João Lourenço na dinâmica que imprimiu para a pacificação dos Grandes Lagos, em especial, com o acordo de cessar-fogo entre a República Democrática do Congo e o Rwanda que vigora desde a meia noite do dia 4 de Agosto.

Lembrar que as frequentes trocas de correspondências entre os dois estadistas e as consultas permanentes a nível dos dois ministros das Relações Exteriores indicam um nível satisfatório das relações bilaterais.

No mês de julho do corrente ano, Angola e Benin, assinaram em Luanda um acordo de isenção de vistos e acordaram intensificar a cooperação bilateral nos domínios diplomático, económico e comercial.

Ainda este ano, Angola e Benin, poderão assinar um outro acordo no domínio da transportação aérea com foco para o projecto cultural pan-africano do Festival de Vodoun, onde a TAAG poderá operar voos Rio de Janeiro-Luanda-Cotonou para escoar milhares de peregrinos e turistas latino-americanos que em janeiro de 2025 participarão do evento que terá a duração de 5 dias.

A festa, conhecida como o Dia das Religiões Tradicionais no Benin, celebra a história da nação em torno da religião do Vodoun na África Ocidental e regista um grande movimento de turistas e peregrinos vindos de vários países do mundo.

Editor: Juliana Bidy

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

47 reclusos fogem de prisão de alta segurança na Libéria

Quarenta e sete reclusos fugiram no fim de semana de uma prisão de segurança máxima, em Kakata, uma cidade a 55 quilómetros a nordeste da capital Monróvia, na Libéria. Os reclusos escaparam devido a falha no sistema de segurança da prisão, informou o Ministério da Justiça, citado pela Associated Press, num comunicado divulgado na segunda-feira. Na sequência da evasão, a polícia destacou mais agentes para ajudar na captura dos fugitivos. Segundo a […]

todaySetembro 10, 2024 18

0%
donut_large