Um Memorando de Entendimento que oficializa o acordo para a cidade de Luanda albergar a 17ª Cimeira de Negócios EUA-África em 2025, foi assinado esta sexta-feira, 06 de setembro, na Embaixada de Angola em Washington, D.C, pelo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário Agostinho Van-Dúnem e a Presidente da CCA-Corporate Council on Africa, Florizelle Liser.
Segundo a nota de imprensa da embaixada de Angola nos EUA que a redacção on-line da RNA teve acesso, a escolha da cidade de Luanda surge na sequência do encontro mantido, entre o Presidente João Lourenço e Florizelle Liser, Presidente da Corporate Council on Africa, em Maio ydeste ano, na cidade de Dallas, Texas, onde os dois ressaltaram o potencial económico de Angola, a sua importância estratégica em África, o interesse norte americano em aumentar o envolvimento do Governo dos EUA e do seu sector privado na relação comercial com África, assim como a capacidade dos EUA e o continente africano, para conjuntamente darem respostas aos grandes desafios internacionais, com realce para a segurança alimentar, a segurança energética, a proteção ambiental e o comércio internacional.
A Cimeira Empresarial EUA-África em 2025 será um marco significativo, pelo facto de acontecer no mesmo ano em que Angola celebrará o 50º aniversário da sua Independência Nacional e assumirá a Presidência rotativa da União Africana.
A Cimeira de Negócios EUA-África é reconhecida, como uma das mais importantes plataformas de negócios que reúne anualmente Chefes de Estado africanos e ministros-chave, altos funcionários da administração norte americana, responsáveis de principais agências, CEO´s e executivos seniores de empresas americanas e africanas e terá um foco continental, entre África e os Estados Unidos da América.
Na qualidade de país anfitrião, Angola vai apresentar o seu potencial industrial, desde energia, infraestrutura, agricultura e tecnologia para destacar as oportunidades de investimento e promover o desenvolvimento sustentável.
Para a presente edição, o Governo da República de Angola e a Corporate Council on Africa estimam a participação de mais de 1.500 delegados, incluindo Chefes de Estado africanos, altos funcionários do Governo dos EUA, CEO´s, investidores e empresários. O evento contará com sessões plenárias, painéis de discussão, sessões de pitch de investimento, oportunidades de networking e uma exposição com produtos e serviços inovadores e finalmente a assinatura de acordos e o estabelecimento de parcerias comerciais que o desenvolvimento e crescimento económico mútuo.
A Cimeira também serve como uma oportunidade para moldar e defender políticas eficazes de comércio e investimento EUA-África.