O Governo Federal nigeriano informou que as vendas de petróleo bruto em naira para a Refinaria Dangote e outras refinarias locais começarão a vigorar a partir de Outubro próximo.
O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças e da Coordenação Económica, durante uma reunião com líderes de instituições públicas do sector petrolífero, decorrida nesta segunda-feira, 19, em Abuja, capital política da Nigéria.
“A reunião analisou o progresso em iniciativas importantes, incluindo o início dos pagamentos em naira para vendas de petróleo bruto para a Refinaria de Dangote a partir de Outubro de 2024”, disse Wale Edun.
O encontro, segundo o jornal nigeriano Punch, fez, igualmente, actualizações sobre fornecimentos de petróleo às refinarias de Port Harcourt e Dangote, com aumentos significativos de produção esperados a partir de Novembro de 2024.
No final de Julho último, recorde-se, o Conselho Executivo Federal aprovou a proposta do Presidente Bola Tinubu para que a Nigerian National Petroleum Corporation (NNPC) interrompesse a venda de petróleo bruto para refinarias locais em moeda estrangeira.
Fonte: Economia e Mercado