O Partido Democrático norte-americano reúne-se a partir desta segunda-feira em convenção nacional na cidade de Chicago, procurando explorar as diferenças políticas da sua candidata presidencial, Kamala Harris, face aos republicanos.
Na convenção, que vai decorrer até quinta-feira, Kamala Harris e o candidato a vice-presidente, Tim Walz, vão procurar manter aceso o entusiasmo que envolve as suas candidaturas desde que Joe Biden renunciou à corrida à Casa Branca.
O encontro deverá promover o programa político dos democratas, explorado ao longo da semana por ex-presidentes, eleitos e outras personalidades destacadas do partido.
O palco será também usado por Harris e, sobretudo, Walz para atacarem os atributos de Trump – o ponto que as sondagens indicam ser o mais frágil da candidatura republicana às presidenciais de 5 de novembro.
Enquanto no pavilhão de Chicago passarão pelo palco nomes fortes do Partido Democrata para falar dos temas centrais de campanha – imigração, acesso ao aborto, inflação, segurança – a organização está igualmente preocupada em realizar festas que provem que o partido não está apenas mobilizado para vencer as eleições, mas também atravessa uma fase de entusiasmo e de união.
A convenção contará com estrelas como o artista John Legend, estando ainda em dúvida se também Beyoncé ou Taylor Swift participarão em algum evento e a organização Creative Coalition (um influente grupo de militantes ligados ao mundo do espetáculo) já prometeu que irá realizar a melhor festa da semana, na quarta-feira, com um concerto com muitas estrelas e apresentado pela atriz Octavia Spencer.