O Chefe de Estado Angolano, João Lourenço, fez hoje, sábado, 17 de Agosto um balanço da sua acção enquanto Presidente em exercício da SADC. João Lourenço que discursava hoje no Zimbabwé, durante a quadragésima quarta Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral “SADC” afirmou que foi a um ano que assumiu a presidência, destacando o compromisso da agenda da industrialização da região, com o lema Capital Humano e financeiro, principais factores para a industrialização sustentável da região SADC. De acordo com o Chefe de Estado Angolano, durante a sua presidência disse que um dos grandes objectivos foi apoiar os Estados membros. Clique no áudio e ouça:
O Chefe de Estado Angolano reconheceu ainda que existe um défice de recursos humanos, por isso, o presidente João Lourenço defende ser primordial a aposta na formação com a criação da universidade virtual, como um dos principais factores para melhoria da cadeia de valores. O Presidente João Lourenço aproveitou apelar o sector privado, as instituições de financiamento e os parceiros de cooperação internacional a associarem-se aos projectos a serem levados a cabo na região. Clique no áudio e ouça:
Quanto aos temas de paz, defesa e segurança, vão continuar a merecer atenção especial. O presidente focou o apoio da SADC, para resolver a instabilidade de Cabo Delgado e também o conflito RDC/Rwanda. Clique no áudio e ouça: