Terminou na noite desta quarta-feira, 14 de Agosto, a Reunião do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que vinha decorrendo desde segunda-feira em Harare, capital da República do Zimbabwe.
Segundo uma nota do MIREX que a redação on-line da RNA teve acesso, durante dois dias, foram debatidos vários assuntos sobre a situação das Contribuições dos Estados-Membros, do Relatório do Presidente Cessante do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança e do Grau de Implementação do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional.
Foi passado igualmente em revista, a situação dos Projectos de Segurança Alimentar e Nutricional Regionais, que engloba a situação sanitária, Género e Desenvolvimento e Gestão de Risco de Desastres, além do Grau de Implementação da Estratégia e Roteiro para a Industrialização.
A reunião permitiu ainda abordar a questão do lema da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC , os Instrumentos Jurídicos e Programas Regionais, Continentais e Internacionais, e as Candidaturas a Postos em Organizações Continentais e Internacionais.
A delegação angolana foi chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores da República de Angola e Presidente cessante do Conselho, Téte António.
A Reunião Ministerial da SADC antecede a 44.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo desta Comunidade, que se realiza neste sábado, em Harare, sob o lema: “Promover a Inovação para Explorar Plenamente as Oportunidades para o Crescimento e Desenvolvimento Económicos Sustentáveis Rumo a uma SADC Industrializada”.
No sábado, Angola vai passar o testemunho da presidência rotativa da SADC ao Zimbabwe, devendo João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, ser substituído por Emmerson Dambudzo Mnangagwa, Presidente da República do Zimbabwe.