
O Presidente moçambicano voltou hoje à Gorongosa, que apelidou de “parque da paz”, palco há cinco anos do acordo que terminou a guerra, para garantir que quase 90% dos antigos guerrilheiros da Renamo já recebem pensões.
todayJulho 31, 2024 43 2

O Presidente moçambicano voltou hoje à Gorongosa, que apelidou de “parque da paz”, palco há cinco anos do acordo que terminou a guerra, para garantir que quase 90% dos antigos guerrilheiros da Renamo já recebem pensões.
A Gorongosa, segundo Nyusi, é hoje o “parque de paz” de Moçambique, local afetado pela guerra e onde em 01 de agosto de 2019 foi assinado o Acordo de Cessação Definitiva das Hostilidades Militares, entre o Governo e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).
“Esta é uma prova inequívoca de que este espaço de conservação da natureza constitui um legado natural e parte da história do povo moçambicano. A partir deste espaço, os moçambicanos se abraçaram para, em paz e harmonia, trocar a guerra pelo desenvolvimento do seu país”, recordou, sobre o acordo que assinou com o então presidente da Renamo, Ossufo Momade, após anos de conversações com o histórico líder e fundador Afonso Dhlakama (1953–2018).
“O clima de paz permite que a administração do parque procure, na dimensão das suas necessidades, recrutar diretamente ex-combatentes da Renamo para o seu quadro de pessoal”, disse Nyusi, acrescentando: “Ninguém liga a quem foi guerrilheiro. Essa conversa aqui na Gorongosa não há”.
O chefe de Estado moçambicano referiu-se ainda ao processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), dando conta dos 4.115 processos recebidos e submetidos ao Instituto Nacional de Providência Social, para atribuição de pensões a antigos guerrilheiros da Renamo, 4.089 (99,4%) já “foram fixadas” e enviadas para o Tribunal Administrativo.
“E desses 4.089, 3.797, ou seja 92%, já foram visados pelo Tribunal Administrativo e 3.688, isto é 89%, já estão em pagamento”, afirmou, garantindo que o Governo trabalha neste processo com a lista que “foi entregue pela Renamo”.
“É com ela que estamos a trabalhar e essas pessoas estão a receber”, concluiu.
O processo de DDR, iniciado em 2018, abrange 5.221 antigos guerrilheiros Renamo, dos quais 257 mulheres, e terminou em junho de 2023, com o encerramento da base de Vunduzi, a última da Renamo, localizada no distrito de Gorongosa, província central de Sofala.
O Acordo Geral de Paz de 1992 colocou fim à guerra dos 16 anos, opondo o exército governamental e a guerrilha da Renamo. Foi assinado em Roma, entre o então Presidente, Joaquim Chissano, e Afonso Dhlakama, líder histórico da Renamo, que morreu em maio de 2018.
Em 2013 sucederam-se outros confrontos entre as partes, que duraram 17 meses e só pararam com a assinatura, em 05 de setembro de 2014, do Acordo de Cessação das Hostilidades Militares, entre Dhlakama e o antigo chefe de Estado Armando Guebuza.
Já em 06 de agosto de 2019, em Maputo, foi assinado o Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, o terceiro e que agora está a ser materializado, entre o atual Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Ossufo Momade.
Editor: Carla
Os limites geográficos das duas províncias que poderão surgir com a Divisão Administrativa de Luanda dividem opiniões. Os parlamentares, que estão a colher contribuições para enriquecer a proposta da nova divisão Administrativa de Luanda, defendem uma delimitação geográfica clara. A sociedade civil no encontro de concertação, entende que o tempo para a discussão deste assunto é insuficiente. Clique, no áudio abaixo, e saiba mais com o jornalista Lucas Justino: E […]
todayJulho 31, 2024 228 1
play_arrow
Canal A UNIMOS O PAÍS
play_arrow
Rádio Cinco A VICTÓRIA DO DESPORTO
play_arrow
Ngola Yetu NGOLA YETU
play_arrow
Rádio Cultura Angola UMA RÁDIO PARA TODOS
play_arrow
RNA Internacional CONNECTING ANGOLA TO THE WORLD
play_arrow
Rádio Cuando Cubango A SINTONIA DAS TERRAS DO PROGRESSO
play_arrow
Rádio Cunene A RÁDIO DE OMBALA GRANDE
play_arrow
Rádio Moxico A SINTONIA DA PAZ
play_arrow
Rádio Cabinda A SINTONIA DAS TERRAS DE MAKONGO, MANGOIO E MALOANGO
play_arrow
Rádio Huila A SINTONIA DA MUMUILA
play_arrow
Rádio Lunda Norte SINTONIA SAMANHONGA
play_arrow
Rádio Luanda A SINTONIA DA KIANDA
play_arrow
Rádio Benguela A VOZ DAS ACÁCIAS
play_arrow
Rádio Zaire A SINTONIA DO KULUMBIMBI
play_arrow
Rádio Huambo A SINTONIA DA RADIO CIDADE VIDA
play_arrow
Rádio Cuanza Sul INFORMAR PARA GERAR PROGRESSO
play_arrow
Rádio Malange A SINTONIA DA PALANCA NEGRA GIGANTE
play_arrow
Rádio Bié A VOZ DO CORAÇÃO DE ANGOLA
play_arrow
Rádio Uige A SINTONIA DO BAGO VERMELHO
play_arrow
Rádio Lunda Sul A SINTONIA DIAMANTE
play_arrow
Rádio Namibe A SINTONIA DA WELWITCHIA MIRABILIS
play_arrow
Rádio Cuanza Norte A SINTONIA DA PORCELANA
play_arrow
Rádio Bengo A SINTONIA NGANDU
play_arrow
Rádio Lobito A SINTONIA DA SALA DE VISITA DE ANGOLA
play_arrow
Rádio Viana A SINTONIA SATÉLITE
play_arrow
Rádio Cacuaco INFORMAÇÃO COM RIGOR E ISENÇÃO
play_arrow
Rádio Cazenga SINTONIA AMIGA