O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, disse, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, Brasil, que o acesso à água potável e ao saneamento é de vital importância para a satisfação dos requisitos de segurança alimentar, erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.
O governante, que participa na Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20, acrescentou que o Governo angolano está profundamente empenhado em desenvolver os seus melhores esforços para cumprir os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com principal enfoque no ODS 6, com investimentos cada vez mais significativos.
José Massano referiu, a propósito, que para o quinquénio 2023/2027, o Executivo angolano está a implementar novos sistemas de captação, tratamento, distribuição e expansão do abastecimento de água em todo território nacional.
O ministro de Estado reiterou o compromisso de Angola com a promoção do direito à água potável e ao saneamento em igualdade de condições, sem discriminação e em quantidade e qualidade suficientes, como um direito humano inalienável.
Nesta segunda-feira, durante a reunião ministerial do G20 foi abordado o tema “Garantir o acesso a água e ao saneamento”, enquanto que para esta terça-feira está prevista a temática sobre “Combate às desigualdades e cooperação trilateral”. O evento encerra na quarta-feira com o lançamento da Iniciativa sobre a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
A delegação dirigida pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica integra altos responsáveis do Executivo angolano, bem como o embaixador de Angola no Brasil, Manuel Eduardo Bravo.