A Embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata, deslocou-se a Chaumont para participar na homenagem à Selecção Feminina de Andebol de Angola, que competirá nos Jogos Olímpicos de 25 deste mês a 11 de Agosto em Paris.
A recepção à selecção angolana ocorreu neste sábado no Pavilhão Palestra Chaumont.
Ao chegar ao local do evento, a Embaixadora Guilhermina Prata foi recebida pelo presidente da região Stephane Martinelli, pela prefeita de Chaumont, Christine Guillemy, e pela governadora do Departamento do Haute-Marne senhora Régine Pam.
O evento prosseguiu com o desfile um a um da comitiva angolana de andebol, seguido pelos discursos das autoridades presentes.
O presidente da região de Chaumont foi o primeiro a intervir, destacou o orgulho da população de Chaumont em acolher as atletas angolanas, afirmando que foram feitos todos os esforços para que se sentissem em casa. Referiu ainda que este gesto simboliza a forte amizade entre França e Angola, evidenciada pela recente visita do presidente francês Macron a Angola.
A prefeita de Chaumont, Christine Guillemy, enfatizou o orgulho em acolher o estágio da principal selecção de andebol feminino de África.
A Embaixadora Guilhermina Prata agradeceu, em seu nome e do Comité Olímpico Angolano, pela forma como foi acolhida a selecção angolana naquelas paragens e ressaltou a importância da cultura e do desporto como veículos de convivência, conhecimento e respeito mútuo, destacando a trajectória das “Pérolas” angolanas, que simbolizam a energia, inteligência e engajamento da juventude angolana.
Do lado das homenageadas, Natália Bernardo, capitã da selecção angolana, ofereceu uma camisola assinada por toda a comitiva da selecção.
As “Pérolas” iniciam a sua participação nos Jogos Olímpicos no dia 25 de Julho, enfrentando a selecção da Holanda.