No segundo dia da visita de Estado à República da Cote D’Ivoire, o Presidente da República, João Lourenço, teve esta sexta-feira contacto com o processo de transformação do cacau em chocolate, percorrendo as diferentes secções da fábrica Cémoi Chocolatier, em Abidjan.
A Cote D’Ivoire é o maior produtor de cacau a nível mundial e há vários anos que optou por não exportar unicamente matéria-prima para os grandes produtores de chocolate, montando, ela própria, numerosas fábricas no seu território. Com tal medida, o país assegurou valor acrescentado ao produto charneira da sua agricultura, o cacau, mantendo uma vasta rede de fornecedores com actividade sustentável, alimentando uma indústria que eleva significativamente os números do seu Produto Interno Bruto.
No livro de honra da instalação fabril, o Presidente felicitou os ivoirienses pelo percurso feito na fileira produtiva do cacau, que vai do cultivo ao produto acabado que se consome internamente e se exporta em África e fora do continente.