CANAL A - Destaque

Escritora brasileira Adélia Prado vence Prémio Camões 2024

todayJunho 26, 2024 51

Background
share close


A poetisa brasileira Adélia Prado venceu o Prémio Camões 2024, anunciou hoje o Ministério português da Cultura, com o júri a considerar que Prado é “há longos anos uma voz inconfundível na literatura de língua portuguesa”.

Adélia Prado, nascida em Minas Gerais em 1935, “é autora de uma obra muito original, que se estende ao longo de décadas, com destaque para a produção poética”, justificou o júri, que lhe atribuiu o Prémio Camões por maioria.

Esta é a 36.ª edição do Prémio Camões, instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988 e que é considerado o prémio de maior prestígio da língua portuguesa, de acordo com a Lusa.

A intenção do prémio é homenagear um autor ou autora “que, pela sua obra, tenha contribuído para o engrandecimento e projecção da literatura em português”, refere o protocolo.

O júri desta edição do Prémio Camões foi constituído pelos professores universitários Clara Rocha (Portugal), Isabel Cristina Mateus (Portugal), Francisco Noa (Moçambique), Cleber Ribas de Almeida (Brasil), Dionísio da Silva (Brasil) e Dionísio Bahule (Moçambique).

O Prémio Camões, que em 2023 distinguiu o escritor e tradutor português João Barrento e tem o valor monetário de 100 mil euros.

 

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Supremo dos EUA autoriza Governo a pedir eliminação de desinformação nas redes sociais

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos decidiu hoje que a Casa Branca e agências federais poderão prosseguir nos pedidos às plataformas de redes sociais para que eliminem conteúdos que possam implicar "desinformação". Esta decisão está a ser considerada essencial para o país e para a administração da Casa Branca e o Presidente Joe Biden, a poucos meses das eleições presidenciais. Por seis votos contra três, o Supremo Tribunal rejeitou o […]

todayJunho 26, 2024 38

0%
donut_large