
Brasil e Angola são os países lusófonos mais cotados no índice chinês para a construção de infraestruturas a nível mundial, de acordo com um relatório hoje divulgado em Macau.

Brasil e Angola são os países lusófonos mais cotados no índice chinês para a construção de infraestruturas a nível mundial, de acordo com um relatório hoje divulgado em Macau.
Esta iniciativa, anunciada pelo Presidente chinês, Xi Jinping, em 2013, envolve mais de 80 países no plano estratégico internacional de Pequim de desenvolver ligações marítimas, rodoviárias e ferroviárias, mas também investimento em recursos energéticos.
No `ranking` liderado pela Arábia Saudita, Indonésia e Vietname, o Brasil (5.º) é o país lusófono com a melhor pontuação.
Segue-se, entre os países da CPLP, Angola (20.º), Moçambique (38.º), Portugal e Guiné Equatorial (ambos no 54.º lugar), Cabo Verde (69.º), Timor-Leste (70.º), São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau (ambos no 73.º).
O índice avalia o ambiente, a procura, a recetividade e os custos para o desenvolvimento de infraestruturas em 84 países. Quanto mais alta for a pontuação, melhor será a perspetiva da indústria de infraestruturas de um país e maior será o grau de atratividade para as empresas se empenharem no investimento, construção e operações nesta área naqueles territórios.
Portugal e Guiné Equatorial são, entre os países lusófonos, na perspetiva do relatório chinês, aqueles com a melhor pontuação no subíndice de desenvolvimento relacionado com os custos, operacionais e de financiamento.
O documento destacou “a série de reformas implementadas pelo Governo português para melhorar o ambiente de negócios” e a aprovação, em dezembro, do Programa Nacional de Investimentos até 2030 como fatores que deram “um novo impulso” às infraestruturas.
Brasil é o que mais se destaca nos subíndices da procura, que junta fatores como procura e mercado potencial, e da recetividade local e entusiasmo de curto prazo no investimento de infraestruturas, calculado, por exemplo, com base no valor dos novos contratos.
Já Moçambique lidera entre os lusófonos no subíndice associado ao ambiente, que agrega fatores políticos, económicos, soberania, fatores de impacto no mercado, bem como os cenários empresariais e industriais.
O relatório assinalou “uma subida moderada” nos custos de construção nos mercados de língua portuguesa e alertou para os “consideráveis obstáculos” que os países enfrentam no “desenvolvimento sustentável de infraestruturas de elevada qualidade”.
O documento foi apresentado no 15.º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infraestruturas, que está a decorrer em Macau, reunindo representantes de mais de 70 países e regiões.
Editor: Carla
O Presidente da República João Lourenço recebe está manhã na Cidade Alta o seu homólogo da República do Congo. Denis Sassou Nguesso, chegou na quarta-feira (19) em Luanda, para uma visita de trabalho no quadro do reforço da cooperação e dos laços de amizade . Os dois Chefes de Estado mantiveram inicialmente encontro em privado. A cooperação bilateral entre Angola e o Congo, centra-se em vários domínios, com foco para […]
play_arrow
Canal A UNIMOS O PAÍS
play_arrow
Rádio Cinco A VICTÓRIA DO DESPORTO
play_arrow
Ngola Yetu NGOLA YETU
play_arrow
Rádio Cultura Angola UMA RÁDIO PARA TODOS
play_arrow
RNA Internacional CONNECTING ANGOLA TO THE WORLD
play_arrow
Rádio Cuando Cubango A SINTONIA DAS TERRAS DO PROGRESSO
play_arrow
Rádio Cunene A RÁDIO DE OMBALA GRANDE
play_arrow
Rádio Moxico A SINTONIA DA PAZ
play_arrow
Rádio Cabinda A SINTONIA DAS TERRAS DE MAKONGO, MANGOIO E MALOANGO
play_arrow
Rádio Huila A SINTONIA DA MUMUILA
play_arrow
Rádio Lunda Norte SINTONIA SAMANHONGA
play_arrow
Rádio Luanda A SINTONIA DA KIANDA
play_arrow
Rádio Benguela A VOZ DAS ACÁCIAS
play_arrow
Rádio Zaire A SINTONIA DO KULUMBIMBI
play_arrow
Rádio Huambo A SINTONIA DA RADIO CIDADE VIDA
play_arrow
Rádio Cuanza Sul INFORMAR PARA GERAR PROGRESSO
play_arrow
Rádio Malange A SINTONIA DA PALANCA NEGRA GIGANTE
play_arrow
Rádio Bié A VOZ DO CORAÇÃO DE ANGOLA
play_arrow
Rádio Uige A SINTONIA DO BAGO VERMELHO
play_arrow
Rádio Lunda Sul A SINTONIA DIAMANTE
play_arrow
Rádio Namibe A SINTONIA DA WELWITCHIA MIRABILIS
play_arrow
Rádio Cuanza Norte A SINTONIA DA PORCELANA
play_arrow
Rádio Bengo A SINTONIA NGANDU
play_arrow
Rádio Lobito A SINTONIA DA SALA DE VISITA DE ANGOLA
play_arrow
Rádio Viana A SINTONIA SATÉLITE
play_arrow
Rádio Cacuaco INFORMAÇÃO COM RIGOR E ISENÇÃO
play_arrow
Rádio Cazenga SINTONIA AMIGA