A Rede Africana de Meios de Comunicação Social para a Promoção da Saúde e do Ambiente (REMAPSEN) realizou o seu habitual webinar no dia 14 de Junho, sobre Eliminação da transmissão do VIH-SIDA entre mãe e filho.
Recorde-se que o continente africano apresenta o maior índice de pessoas infetadas pelo vírus, no entanto a África do Sul continua no topo da lista com maior número de infeções, seguida de Moçambique e da Nigéria.
O trabalho, que decorreu em formato zoom, foi liderado pelo presidente da REMAPSEN, Sr. Bamba Youssouf, e em colaboração com o Secretariado Regional da ONUSIDA.
Pelo menos 55 jornalistas africanos participaram da reunião cujos os preletores foram, o Director dos Serviços da Sede em Génova, Suíça, Fodé Simaga, e o Representante do Escritório da ONUSIDA no Benim e no Togo, Éric Verschueren.
No seu discurso, o Diretor de Serviços da Sede de Génova, Suíça, Fodé Simaga acrescentou que a eliminação da transmissão levará à erradicação do flagelo e o outro grande desafio consiste na sensibilização das mulheres grávidas.
E para o diretor nacional da ONUSIDA no Benim e no Togo, Éric Verschueren, os jornalistas desempenham um papel importante na sensibilização das mulheres grávidas para frequentarem os centros de saúde.