CANAL A - Destaque

Quatro países da CPLP apoiam comunicado final da Cimeira para a Paz

todayJunho 16, 2024 82

Background
share close

O comunicado final adoptado na Cimeira para a Paz na Ucrânia, realizada no sábado e hoje na Suíça, foi apoiado por quatro Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), designadamente Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A declaração final da primeira Cimeira para a Paz, que defende “os princípios da soberania, da independência e da integridade territorial” da Ucrânia, recolheu o apoio de mais de 80 países e organizações, mas não do Brasil – que decidiu não participar activamente na conferência, tendo enviado apenas um observador, a embaixadora brasileira na Suíça, Cláudia Fonseca Buzzi -, nem de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, que não se fizeram representar na Suíça, o mesmo sucedendo com a Guiné-Equatorial.
Portugal esteve representado ao mais alto nível, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, enquanto Cabo Verde e Timor-Leste se fizeram representar pelos primeiros-ministros Ulisses Correia e Silva e Xanana Gusmão, respectivamente, e a delegação de São Tomé e Príncipe foi encabeçada pelo chefe de diplomacia, Gareth Guadalupe.
A conferência para a paz na Ucrânia, organizada pela Suíça na sequência de um pedido de Zelensky, juntou representantes de quase uma centena de países e organizações – metade dos quais da Europa -, mas foram várias as ausências (haviam sido dirigidos convites a 160 delegações de todo o mundo), sendo naturalmente a de maior peso a da Rússia, que lançou a guerra na Ucrânia em fevereiro de 2022, e contou com a `solidariedade` de vários países, que rejeitaram participar dada a sua ausência, como sucedeu com a China.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

RADIO 5 - Destaque

Euro2004. Países Baixos batem a Polónia com reviravolta no marcador

Os Países Baixos (Holanda) entraram a vencer no Campeonato da Europa de futebol de 2024, ao baterem a Polónia por 2-1, com reviravolta, em encontro da primeira jornada do Grupo D, disputado em Hamburgo, na Alemanha. A equipa laranja entrou bem no jogo a dominar e foi, claramente, a mais perigosa. Cedo surgiu o primeiro sinal de perigo com Gakpo, descaído para a esquerda, a puxar para dentro e a […]

todayJunho 16, 2024 42


Notícias Relacionadas

CANAL A - Informação

PR quer esclarecimento sobre as causas do naufrágio “para evitar tragédias similares no futuro”

O Presidente da República, João Lourenço,  exprimiu sentidas condolências aos familiares das vítimas do naufrágio de uma embarcação ocorrido na Ilha de Luanda. “Tendo tomado conhecimento do naufrágio de uma embarcação de passageiros que aconteceu a escassas milhas da costa de Luanda, com vítimas mortais e vários feridos, exprimo sentidas […]

todayNovembro 17, 2024 7

0%
donut_large