Luanda subiu 90 lugares no ranking da classificação do Ecossistema Global de Startups, ocupando este ano a pontuação global de 485, no universo de mais de mil cidades avaliadas.
Esse dado consta do relatório anual publicado no dia 30 de Maio, pela Startup Blink.
A publicação coloca a capital angolana na primeira posição do ranking da Região Central de África, colocando-a entre as 7 cidades destacadas no relatório pela sua performance, no total de mil cidades analisadas.
Na cronologia dos factos, Angola, entrou pela primeira vez no referido ranking em 2021, na altura, ocupou a posição 115 entre os países, tendo a cidade de Luanda ficado pela posição 952, conforme à analise do estudo em referência.
Desde então, o país registou um movimento frenético e vibrante do ecossistema local, tendo consolidado essa classificação com o tempo.
Em 2022, subiu mais 18 lugares na sua classificação como País, perfilando na posição 97, e, enquanto cidade, cresceu mais 321 lugares, ascendendo a posição 631.
No ranking de 2023, Luanda obteve a posição 575. O relatório deste ranking é acedido e lido por milhares de entidades em todo o mundo, incluindo gestores de política e investidores que procuram mercado.