O Chefe de Estado, João Lourenço, desloca-se, nas primeiras horas de domingo, às ilhas Comores, onde participa na cerimónia de investidura do Presidente deste país, Azali Assoumani.
O Presidente das Comores toma posse para o seu quarto mandato, depois de reeleito nas eleições de Janeiro deste ano.
Azali Assoumani, 65 anos de idade, venceu as eleições de 14 de Janeiro, com 62, 97% dos votos, garantindo um quarto mandato de cinco anos e um terceiro consecutivo à frente do país, depois de ter governado de 2002 a 2006 e de 2016 até à data.
Para a cerimónia de empossamento são esperados vários chefes de Estado e de Governo africanos.
João Lourenço é Presidente em exercício da SADC, da qual as ilhas Comores fazem parte, e regressa no mesmo dia a Luanda.
As Ilhas Comores, oficialmente denominadas por República Federal Islâmica das Comores, cuja capital é Moroni, é um arquipélago formado por quatro ilhas no Oceano Índico.
Os países mais próximos são Madagascar (a sudeste), Ilhas Seychelles (ao norte) e Moçambique (a leste).
Apesar de ser o terceiro menor país da África, sua posição geográfica é considerada altamente estratégica, possuindo uma área de 1.861 quilômetros quadrados onde vivem mais de 800 mil habitantes.
A população de Comores é maioritariamente islâmica (98%), contando com uma minoria de cristãos que, apesar de não serem impedidos de praticar a religião, são proibidos de difundi-la ou propagandear os seus princípios.
Fonte: Angop