Assinala-se hoje o dia Internacional do Trabalhador .
Este ano, as centrais sindicais apelam aos trabalhadores abdicarem de festejar o 1 de Maio, como sinal de protesto pelas condições sociais.
Em alusão à data , o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social reafirma o empenho do governo para a curto prazo, aprovar o Salário Mínimo Nacional, em conformidade com as deliberações que vierem a ser tomadas no Conselho Nacional de Concertação Social.
Em comunicado, o MAPTSS reafirma , igualmente o seu empenho em melhorar as condições laborais e sociais, destacando algumas medidas já implementaras para a melhoria das condições sociais dos funcionários públicos .
Entre estas, o Governo destaca a implementação da remuneração suplementar que permitirá a 115 mil funcionários da administração pública, que ganham menos de 100 mil kwanzas passarem a ganhar uma remuneração acima deste valor, a partir do mês de Junho.
O documento refere, ainda que o executivo vai dar continuidade a implementação do Roteiro para Nova Arquitetura Remuneratória da Administração Pública, RINAR, numa perspectiva de instrumento apto para s melhoria da prestação dos serviços públicos aos cidadãos através da valorização dos funcionários públicos .