O Chefe de Estado, João Lourenço, recebeu, hoje, em audiência, o ex-Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, em Lisboa.
O encontro serviu para o ex-chefe de governo do país europeu agradecer pessoalmente ao Presidente João Lourenço – de acordo com palavras suas – “a excelente relação de cooperação que pudemos manter ao longo destes oito anos, enquanto fui Primeiro-Ministro”.
Mais: “Essencialmente foi isto e pudermos dar um abraço de despedida”.
António Costa disse também que esteve com o Presidente João Lourenço para “desejar as maiores felicidades a Angola, as maiores felicidades às relações entre Portugal e Angola”.
Nas declarações que prestou aos jornalistas à saída do encontro, o antigo Primeiro Ministro da República Portuguesa comentou as festividades do Cinquentenário da Revolução dos Cravos afirmando que “o momento de ontem foi um momento muito simbólico por termos visto sete Chefes de Estados a celebrar, conjuntamente, a liberdade que conquistamos em conjunto”.
“Como várias vezes disse – acrescentou António Costa -, uma libertação em gêmeos: a luta de libertação nacional, designadamente de Angola, foi decisiva para o 25 de Abril ter sido possível, e o 25 de Abril veio acelerar a necessária Independência de Angola, cujo quinquagésimo centenário, para o ano, todos também celebraremos”.