CANAL A - Destaque

Parlamento dos EUA adota ultimato ao TikTok

todayAbril 24, 2024 57

Background
share close


O Senado norte-americano aprovou uma lei que impõe um ultimato ao TikTok, prevendo a interdição da plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a empresa-mãe chinesa ByteDance.

A câmara alta do Congresso aprovou na terça-feira à noite, por uma maioria de 79 votos contra 18, a proposta, que tinha já conseguido luz verde da Câmara dos Representantes, câmara baixa do Congresso norte-americano.

A plataforma de vídeos, detida pela ByteDance, é acusada pelos responsáveis norte-americanos de permitir a Pequim espiar e manipular 170 milhões de utilizadores nos Estados Unidos.

Logo após a aprovação, o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou que ia promulgar o texto ainda hoje.

Caso entre em vigor, a ByteDance vai ter nove meses para vender a aplicação e conseguir uma possível extensão de três meses se o negócio estiver em andamento, caso contrário será excluída das lojas da Apple e do Google em território norte-americano.

No sábado, o TikTok disse que uma eventual interdição da plataforma nos Estados Unidos ia “violar a liberdade de expressão” de 170 milhões de pessoas e avisou estar a preparar uma ação judicial para bloquear a legislação.

Um porta-voz da aplicação acrescentou que a lei ia “devastar sete milhões de empresas e fechar uma plataforma que contribui com 24 mil milhões de dólares por ano para a economia norte-americana”, num “email” enviado à agência de notícias France-Press.

A possível interdição do Tik Tok foi uma das contrapartidas aceites pelos democratas para obter o apoio dos republicanos para um novo pacote de ajuda militar de 61 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros) à Ucrânia.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Vera Daves considera positiva prestação de Angola nas Reuniões de Primavera nos EUA

A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, considerou positivos os resultados da prestação de Angola durante as Reuniões de Primavera, que tiveram lugar de 15 a 21 de Abril, em Washington D.C, nos Estados Unidos da América (EUA). Ao fazer o balanço do evento, Vera Daves de Sousa, afirmou que foi uma semana produtiva e que, ao longo deste tempo, a delegação que esteve a liderar, participou em cerca […]

todayAbril 24, 2024 91 2

0%
donut_large