A cimeira tem como objectivo geral a estratégia de transformação digital para África (2020-2030-Compromisso-chave), que prevê a utilização de tecnologias digitais e inovação para transformar as sociedades e economias africanas, com vista à promoção da integração de África. A estratégia visa, igualmente, gerar crescimento económico inclusivo, estimular a criação de emprego, acabar com a exclusão digital e erradicar a pobreza para o desenvolvimento sócio-económico do continente e garantir a apropriação por África de ferramentas modernas de gestão digital.
O ministro, que participa na Cimeira em representação do Presidente João Lourenço, é, igualmente, portador de uma mensagem do Titular do Poder Executivo para o Presidente da República do Quénia, William Ruto.
A Cimeira África Conectada 2024 reunirá mais de 10 mil delegados, dos quais Chefes de Estado e de Governo, Primeiras-Damas de África e homólogos internacionais, Ministros das TIC, Finanças, Comércio e Indústria, Educação, Trabalho, Agricultura e Saúde, prestadores de serviços de TIC do sector privado, CEO, CIO – campeões da indústria das TIC e representantes de África. Influenciadores de negócios, bancos e reguladores e empresas Fintech, fabricantes de tecnologias e especialistas de veículos eletrónicos, dispositivos Al, entre outras entidades, também participam no encontro.
No Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta, o ministro Mário Oliveira foi recebido pela ministra-conselheira, Efigénia Jorge, em representação do embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio.