CANAL A - Destaque

Angola arrecada cerca de 17 milhões de dólares com leilão de diamantes brutos

todayAbril 20, 2024 60

Background
share close
A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes, arrecadou cerca de 17 milhões de dólares com o leilão de diamantes brutos, anunciou a companhia.
Numa nota de imprensa, a Sodiam indica que foram licitadas em leilão 20 pedras especiais de produções de diamantes brutos, das sociedades mineiras do Lulo, Somiluana, Chitotolo, Uari e Kaixepa.
O valor total líquido arrecadado da licitação rondou 17 milhões de dólares, com a venda de todas as pedras, que perfaziam o total de 636,28 quilates, tendo o maior valor disso arrecadado pela Sociedade Mineira do Lulo (10,5 milhões de dólares), seguida da Sociedade Mineira do Kaixepa (3,6 milhões de dólares), da Sociedade Mineira do Somiluana (1,4 milhões de dólares), da Sociedade Mineira do Chitotolo (778 mil dólares) e da Sociedade Mineira do Uari (614 mil dólares).
As sessões de avaliação das pedras especiais decorreram entre os dias 11 e 18 deste mês, nas instalações da Sodiam, em Luanda, tendo as licitações sido submetidas por via eletrónica até às 10:00 de ontem.
O nono leilão realizado pela Sodiam contou com a participação de 29 empresas, representando as principais praças e centro diamantíferos mundiais.
Para o presidente do conselho de administração da Sodiam, Eugénio Bravo da Rosa, citado na nota, este leilão permitiu aferir o sentimento do mercado e da indústria diamantífera global, numa altura em que os actores se debatem com certos factores endógenos e exógenos, que ainda transmitem alguma insegurança.
“Contudo, os resultados deste nono leilão, que é o primeiro de 2024, foram favoráveis, o que deixou satisfeitas as sociedades mineiras participantes e reforça o potencial de atracção de novos clientes e potenciais investidores estrangeiros, visando o fortalecimento da indústria diamantífera nacional em benefício da economia angolana”, referiu Eugénio Bravo da Rosa.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

PR assina decreto presidencial que incrementa remuneração para os profissionais de carreiras especiais

O Presidente da República, João Lourenço, já assinou o decreto presidencial que incrementa a remuneração para os profissionais de carreiras especiais. No mesmo decreto, João Lourenço, determina também a remuneração suplementar para todos os funcionários públicos. Clique, no áudio abaixo, e saiba mais com o jornalista Isaías Afonso:

todayAbril 20, 2024 62 2

0%
donut_large