CANAL A - Destaque

Esperança da Costa orienta reunião sobre actual situação epidemiológica

todayAbril 15, 2024 22

Background
share close

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, orienta, hoje, em Luanda, a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Luta Contra o VIH/SIDA e Grandes Endemias (CNSLS-GE).

durante a reunião será apresentado o ponto de situação epidemiológica, ganhos, acções, desafios e perspectivas à luz dos planos estratégicos sobre a malária, tuberculose, tripanossomíases, VIH/SIDA, hepatites virais e outras infecções de transmissão sexual.

 Coordenada pela Vice-Presidente da República, compete à Comissão, entre outras atribuições, coordenar e orientar toda a política de luta, promover o envolvimento dos diferentes parceiros, mobilizar os recursos necessários e desenvolver acções susceptíveis de melhorar o conhecimento sobre o VIH/SIDA e as grandes endemias que assolam o país.

Na 1ª sessão ordinária da Comissão, realizada em 2023, os membros apreciaram as recomendações e deliberações da 3ª Reunião da CNLS-GE, realizada a 13 de Abril de 2018, e do resumo dos principais resultados e desafios do VIH/SIDA e grandes endemias, designadamente malária, tuberculose, tripanossomíases e VIH/SIDA.

De acordo com as informações saídas da 1.ª sessão, no que toca ao processo de luta contra o VIH/Sida, destaca-se um aumento de 116% no total de testes realizados em 2022, em relação a 2017, e dos serviços do Programa de Prevenção de Transmissão do VIH de Mãe para Filho, de 650 em 2017 para 881 em 2022, para além da expansão do acesso à carga viral e diagnóstico precoce infantil para as 18 províncias de Angola.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

0%
donut_large