CANAL A - Destaque

ONU alerta para expansão territorial “sem precedentes” do M23 na RDC

todayMarço 27, 2024 20

Background
share close

A segurança no leste da República Democrática do Congo deteriorou-se ainda mais desde o final das eleições, com o Movimento 23 de Março (M23) a expandir o seu território para níveis “sem precedentes”, alertou a ONU.

Num `briefing` ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), a líder da Missão de Estabilização da ONU na RDC (Monusco), Bintou Keita, descreveu os desenvolvimentos recentes no país, com especial foco na deterioração da situação de segurança após o período eleitoral, em dezembro passado.

De acordo com Keita, os avanços significativos por parte dos rebeldes do M23 culminaram numa situação humanitária “ainda mais desastrosa”, com o deslocamento interno a “atingir números sem paralelo”.

“Cerca de 23,4 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar, o que significa que um em cada quatro congoleses enfrenta fome e desnutrição, tornando a RDC o país mais afetado pela insegurança alimentar”, lamentou.

Embora a catástrofe humanitária em curso exija respostas adequadas da comunidade internacional, Bintou Keita lamentou o facto de que, no mês passado, o plano de resposta humanitária do país para 2023 continuava “significativamente subfinanciado”, angariando apenas 40% dos 2,25 mil milhões de dólares necessários.

“Tal como este Conselho tem reiterado regularmente, (…) todas as forças estrangeiras que operam ilegalmente no território da RDC têm de se retirar, e os grupos armados nacionais e estrangeiros, como as ADF e as Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda (FDLR) têm de se desarmadas”, apelou Keita, elogiando ainda os esforços actualmente empreendidos pelo Presidente angolano, João Lourenço, por ajudar a traçar um caminho para a desescalada desta crise.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Termina amanhã o prazo para o pagamento do Imposto Predial

Termina amanhã o prazo legal para o pagamento do Imposto Predial. Quem não pagar até amanhã o imposto a risca a faze-lo, mas adicionado de uma multa de 25 por cento do valor total a pagar . O Tecnico da AGT, Manuel Prudência, esclarece que os contribuintes tiveram três meses para pagar o IP e que não há qualquer indicação para a prorrogação do prazo. Clique no áudio abaixo e […]

todayMarço 27, 2024 43

0%
donut_large