CANAL A - Destaque

Angola: União Europeia Aprova Celebração de Acordo Para Facilitar Investimento

todayMarço 4, 2024 49

Background
share close

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou esta segunda-feira, 4 de Março, a celebração de um acordo com Angola para facilitar a atracção de investimento para o país, integrando compromissos ambientais.
Segundo um comunicado do Conselho, foi esta segunda-feira adoptada uma decisão sobre a celebração do Acordo de Facilitação do Investimento Sustentável (AFSI) entre a UE e Angola, que abrange, entre outros, os sectores económicos para incentivar a diversificação para novas áreas, como a exportação de produtos alimentares, a indústria transformadora ou os serviços.
Este acordo, defendem os 27 Estados-membros da UE, facilitará a atracção e a expansão dos investimentos, integrando simultaneamente os compromissos em matéria de ambiente e de direitos laborais na relação entre os dois blocos.
Este foi o primeiro acordo sobre a facilitação do investimento sustentável negociado pela UE, adianta o comunicado, salientando que a economia de Angola se baseia actualmente nas suas abundantes matérias-primas e recursos energéticos.
Graças a este pacto, Luanda poderá diversificar o modelo económico nacional e melhorar o clima de investimento para os investidores estrangeiros e locais.
Segundo dados da União Europeia, Angola é o sétimo maior destino de investimento no continente africano para os investidores do bloco económico, abrangendo 5,4% do volume de investimento directo estrangeiro (9,9 mil milhões de euros de IDE em 2020).

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Construção de casas ao longo das linhas transporte de energia preocupa RNT na Huíla e Namibe

A Rede Nacional de Transporte de energia da  Huíla e Namibe, está preocupada com o aumento de construções de residências ao longo das linhas de transporte de energia. Além de ser um perigo para a população, a situação está também a dificultar a realização de trabalhos de manutenção destas linhas de transporte de energia. Clique, no áudio abaixo, e saiba mais com o jornalista Antónia Kuzanga:

todayMarço 4, 2024 29

0%
donut_large