CANAL A - Destaque

África do Sul vai a votos em 29 de maio

todayFevereiro 20, 2024 89

Background
share close


As eleições gerais na África do Sul para escolher um novo parlamento, que depois elegerá um novo Presidente, realizar-se-ão em 29 de maio, anunciou hoje o Presidente Cyril Ramaphosa.

“Para além do cumprimento da nossa obrigação constitucional, estas próximas eleições são também uma celebração do nosso percurso democrático e uma determinação do futuro que todos desejamos”, afirmou Ramaphosa, em comunicado.

“Apelo a todos os sul-africanos para que exerçam o seu direito democrático de voto e aos que vão fazer campanha para que o façam de forma pacífica, no pleno respeito da lei”, acrescentou.

De acordo com as sondagens, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), no poder desde as primeiras eleições democráticas do país em 1994, poderá perder pela primeira vez a sua maioria absoluta no parlamento e ser forçado a formar um Governo de coligação.

Em 13 de janeiro, Ramaphosa, durante a celebração do 112.º aniversário do ANC, sublinhou a necessidade de uma vitória “clara” nas eleições gerais.

“Não queremos uma coligação. O que o ANC precisa é de uma vitória clara”, defendeu.

Nas eleições autárquicas de 01 de novembro de 2021, o ANC sofreu os piores resultados da sua história, obtendo, pela primeira vez, menos de 50% do total dos votos expressos a nível nacional (47,9%).

Sondagens recentes sugerem que o ANC poderá voltar a ter menos de 50%.

Embora o Presidente destaque habitualmente os progressos registados nas últimas três décadas em matéria de direitos laborais, habitação ou acesso à educação, também admite que o país tem de resolver problemas como a criminalidade ou a crise energética, que tem provocado constantes cortes de eletricidade nos últimos anos.

Apesar de ser a economia mais industrializada do continente, a África do Sul continua a sofrer de elevados níveis de desemprego e é um dos países mais desiguais do mundo, sendo a cor da pele ainda um fator determinante.

Depois de ter sido implicado num alegado caso de corrupção que quase forçou a sua demissão, Ramaphosa foi reeleito em dezembro de 2022 como líder do partido no poder para um mandato de cinco anos.

No sistema de Governo sul-africano, os deputados elegem o Presidente, o que significa que um partido ou coligação com maioria no parlamento controla o executivo e o legislativo.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Navio oceanográfico Baía-Farta começa a operar a partir de Abril, seis anos depois de chegar ao país

O navio oceanográfico angolano de investigação científica, começa a operar nas águas territoriais angolanos a partir de Abril deste ano, seis anos depois da sua aquisição na Roménia. Denominado, “Baía Farta”, o navio que se encontra em requalificação na África do Sul, será entregue ao Governo de Angola, superadas as anomalias detetadas, durante a primeira prova de mar feita no país, em 2021. A informação foi avançada hoje em Luanda […]

todayFevereiro 20, 2024 160

0%
donut_large