CANAL A - Destaque

Número de raptos aumentou na África do Sul, maioria em Gauteng

todayFevereiro 17, 2024 50

Background
share close


O ministro da Polícia da África do Sul considerou hoje que o sequestro passou a ser um “negócio lucrativo” no crime organizado no país, com 4.577 casos reportados no último trimestre de 2023, a maioria em Gauteng.

“Os raptos para obtenção de resgate tornaram-se uma mercadoria lucrativa para o crime organizado na África do Sul. A Polícia Sul-Africana (SAPS) prossegue os seus esforços para identificar e deter grupos ligados a raptos, nomeadamente em que são feitos pedidos de resgate”, declarou Bheki Cele.

O governante sul-africano, que apresentava à imprensa as estatísticas trimestrais do crime no país, adiantou que “mais de 300 suspeitos ligados a estes sequestros foram detidos nos últimos dois anos”.

Nesse sentido, os dados do último trimestre divulgados pela polícia sul-africana indicam que pelo menos 138 sequestros foram por resgate financeiro, 23 por tráfico humano e 18 casos por extorsão.

De acordo com os dados relativos ao período de 01 de outubro a 31 de dezembro de 2023, divulgados hoje, e consultados pela Lusa, um total de 4.577 pessoas foram sequestradas na África do Sul no último trimestre de 2023, um aumento de 453 pessoas (11%) em relação ao mesmo período de 2022.

A maioria dos sequestros ocorreu na província de Gauteng, onde se situa Joanesburgo, a capital económica, e Pretória, a capital do país, que registou um aumento de 393 raptos (19,9%) em relação ao ano anterior, totalizando 2.367 sequestros. Em 2022, a polícia sul-africana reportou 1.974 sequestros nesta província, motor da economia sul-africana.

As províncias de Limpopo e de Mpumalanga, localizadas no norte da África do Sul, e que fazem fronteira com Moçambique, registaram um agravamento de 19,3% e 13,2% no número de sequestros, respetivamente, segundo as autoridades sul-africanas.

Em Limpopo, foram sequestradas 136 pessoas no último trimestre de 2023, contra 114 em 2022. Na província de Mpumalanga, a polícia reportou 291 raptos, mais 34 do que no ano anterior, refere-se nas estatísticas divulgadas hoje.

A África do Sul tem vindo a registar desde 2010/2011 um alastramento em grande escala de sequestros com origem em Moçambique, segundo o ativista anti-crime sul-africano Yusuf Abramjee.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

Remapsen reuni des journalistes africains pour un webinaire regional

  Le Réseau des médias africains pour la promotion de la santé et de l’environnement (REMAPSEN) a organisé le 14 février dernier, un webinaire régional sur le thème : « One Health : enjeux, défis et perspectives dans un contexte de changement climatique en Afrique. » Ce webinaire a reuni,sous l’egide du president de l’organisation,Bamba Youssouf, des journalistes de presque tout le continent,inclu de l’Angola. Cet evenement a ete ,egalement,une […]

todayFevereiro 17, 2024 79


Notícias Relacionadas

CANAL A - Destaque

Empresários Israelitas manifestam interesse em aumentar investimentos em Angola

Empresários israelitas querem intensificar investimentos em Angola no âmbito do reforço da cooperação bilateral. Turismo, agricultura, energias e segurança pública estão entre as principais áreas de interesse dos investidores Israelitas. A intenção foi manifestada durante o Fórum empresarial Israel-Angola que decorre em Luanda. Jornalista Celestino Camati. Clique no áudio abaixo […]

todayJaneiro 20, 2025 19

0%
donut_large