CANAL A - Destaque

OMT passa a ser “ONU Turismo” para marcar nova era do sector a nível mundial

todayJaneiro 26, 2024 66

Background
share close

A Organização Mundial do Turismo (OMT) anunciou entrar “numa nova era, com um novo nome e uma nova marca” – ONU Turismo — com a qual reafirma o seu estatuto de “líder global em turismo para o desenvolvimento”.

“Com esta nova marca, a organização reafirma o seu estatuto de organização especializada das Nações Unidas para o turismo e líder global em turismo para o desenvolvimento, impulsionando a mudança social e económica para garantir que `as pessoas e o planeta` sejam o centro das atenções”, lê-se num comunicado.
Para atingir este objectivo, a ONU Turismo contratou os serviços da agência de criação de marcas Interbrand, que “traduziu com sucesso a visão renovada da organização para o turismo numa nova identidade visual e narrativa de marca”.
Como resultado, a organização alterou a designação de OMT para ONU Turismo, acompanhando uma narrativa de marca “meticulosamente criada para estar perfeitamente alinhada com a sua missão e prioridades centrais” e assente em três mensagens principais: as Nações Unidas como organização altruísta global, a ideia de conectar pessoas em todo o mundo e o conceito de proatividade e movimento.
Ao afastar-se das siglas, a ONU Turismo diz adoptar “uma postura mais acessível e potenciar os seus pontos fortes: `ONU`, que significa autoridade, e `turismo`, que é um conceito simples com o qual todas as pessoas se identificam”.
Segundo refere, esta mudança foi apoiada pelos membros da organização, evidenciando o seu “apoio determinado à profunda transformação e reinvenção da ONU Turismo nos últimos anos, à medida que se tornou mais ágil, visível e próxima dos seus Estados-membros, dos seus parceiros e do sector como um todo”.
Com 160 Estados-membros e centenas de afiliados do sector privado, a ONU Turismo tem sede em Madrid, Espanha, e escritórios regionais em Nara, Japão, que cobrem a Ásia e o Pacífico, e em Riade (Arábia Saudita), para o Médio Oriente. Futuramente disporá também de escritórios regionais para as Américas (no Rio de Janeiro, Brasil) e África (em Marrocos).
As prioridades da organização centram-se na promoção do turismo para o desenvolvimento sustentável, em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e os seus 17 Objectivos Globais.
A ONU Turismo promove ainda uma educação de qualidade, apoia a criação de empregos dignos no sector, identifica talentos, impulsiona a inovação e acelera a acção e a sustentabilidade climática e a sustentabilidade no turismo.
Citado no comunicado, o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, afirma que, “à medida que a sociedade progride, o sector do turismo, como muitos outros sectores, precisa de se transformar para se tornar um catalisador para a prosperidade à escala universal”.
“Aumentar o bem-estar das pessoas, proteger o ambiente natural, estimular o progresso económico e promover a harmonia internacional são objectivos fundamentais que constituem a essência central da ONU Turismo. A organização assume o papel de impulsionar uma força sustentável que é central para muitas economias”, sustenta.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Parlamento aprova na generalidade lei sobre Segurança Nacional

O parlamento aprovou na generalidade a proposta de Lei de Segurança Nacional, instrumento legal que, para as autoridades, clarifica o posicionamento dos órgãos de estrutura, permitindo melhor funcionamento do sistema de segurança nacional. O Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, que apresentou o documento aos deputados, disse que proposta vem ajustar-se à Constituição, durante a sessão plenária de hoje. "A proposta […]

todayJaneiro 25, 2024 158 1

0%
donut_large