CANAL A - Destaque

PR consternado com morte de Rui Mingas

todayJaneiro 4, 2024 165

Background
share close


O Presidente da República, João Lourenço, manifestou, esta quinta-feira, “profunda consternação” pela morte do nacionalista angolano Rui Mingas, ocorrida em Lisboa (Portugal), aos 84 anos de idade, vítima de doença.

Foi Com profunda consternação recebi a triste notícia do falecimento de Rui Mingas, personalidade de grande prestígio que em várias frentes e em diversas funções representou com talento, competência e dignidade o nosso país.

Começou por elevar o nome de Angola no atletismo profissional em Portugal e, desde cedo, se afirmou como compositor e cantor, como símbolo de resistência contra o poder colonial. Pertencem-lhe vários clássicos da música angolana, entre eles a música do Hino Nacional.

Na Angola independente exerceu cargos de responsabilidade política, tanto a nível interno como externo, e cívica, tendo sido deputado da Assembleia Nacional, Secretário de Estado da Educação Física e Desporto, Embaixador e Reitor de uma universidade privada.

O seu passamento empobrece o nosso país e deixa de luto a sua Família e toda uma vasta legião de amigos e companheiros de trabalho. A todos, em particular à sua viúva e filhos, expressamos as nossas condolências e os nossos sentimentos de pesar.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Luto. Morreu o músico Rui Mingas

O músico e compositor Rui Mingas faleceu hoje em Torres Vedras, Portugal, vítima de doença, aos 84 anos de idade. Nascido aos 12 de Maio de 1939, Rui Mingas é co-autor do Hino Nacional e exerceu os cargos de Ministro do Desporto e Embaixador de Angola em Portugal. Rui Mingas deixa êxitos como "Cantiga por Luciana", "Birin Birin", "Monagambé", " Makezu", "Adeus a hora da Partida"

todayJaneiro 4, 2024 600 1

0%
donut_large